domingo, 22 de julho de 2018

DELEGADOS OS QUE IRÃO REPRESENTAR A PARÓQUIA SANTOS ANJOS NA ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO - CDL FORAM ESCOLHIDOS NESSE SÁBADO DURANTE O ENCONTRO PREPARATÓRIO

O Encontro preparatório para a assembleia de fundação – CDL aconteceu nesse sábado, 21 de julho de 2018, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Santana. O Encontro buscou mostrar a importância da participação do leigo nas comunidades, principalmente nesse ano em que foi eleito o “Ano Nacional do Laicato” e tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na igreja em saída, a serviço do reino” e como lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).


A Paróquia Santos Anjos contou com a presença de sete participantes, dentre eles (da esquerda para direita da foto): Elizabeth Hipolito, Ellen Karolynne, Cleri Horst, Antônio Campos, Michele, Samuel e Antônia Glaci.

O que aconteceu no encontro?

No período da manhã, o Pe. Itamar Turco pároco da Santana iniciou o encontro, comentando sobre a passagem bíblica que retrata o sermão na montanha capítulo 5 versículos 1 a 16 segundo São Mateus. Onde nos relata que é preciso subirmos a montanha e estarmos próximos do amor de Deus, e ao retornamos da montanha precisamos refletir na sociedade o amor que Deus nos concedeu. 
A manhã seguiu com mais dois palestrantes e incentivadores. 
Como síntese descobrimos nossa função na igreja, que é evangelizar a Terra com o nosso testemunho. Devemos sim, participar de movimentos e pastorais sem sermos egoísta e isolarmos as pastorais e movimentos que não fazemos parte.
Devemos ser igreja e conhecermos uns aos outros e irmos de encontro aqueles que estão afastados, pois se estas pessoas não vão à Igreja, a Igreja deve sair em missão, promovendo ações sociais e grupos de oração em praças e parques.

No período da tarde, o Encontro trabalhou questões como: o que é o conselho do leigo? Qual a sua importância? 
Se iniciando com a palestrante Elizete, que abordou o 5º Congresso Missionário Americano, que ocorreu na Bolívia, enfatizando os 11 pontos que se concluíram no congresso, ressaltando que nós devemos estar a serviço dos nossos irmãos, saindo em busca dos irmãos que estão nas periferias, não ficando nas sacristias.
O palestrante Tales, abordou a história dos leigos e leigas na vida da Igreja e enfatizou que após o Concilio Vaticano II, eles passaram a ser chamados por “o Povo de Deus” e logo após surgindo o Concilio Nacional dos Leigos que hoje é chamado de Conselho Nacional do Laicato do Brasil. Logo após, ele abordou os documentos que abordam os leigos e leigas, em que se iniciou com os estudos 107 e 107ª que resultou no Doc100 e logo após no Doc105, mais utilizado e reconhecido atualmente, embora todos se complementem. Tales, ainda apresentou os livros que foram criados para o ano eleitoral, em especial o que foi criado para os Círculos Bíblicos e se chama “realidade de abundância cenário de escassez” que se divide em cinco encontros.  

Logo após, se dividiu em grupo para realização de debate e escolha de dois membros, delegados, de cada paróquia para representa-la na Assembleia, que irá acontecer dia 01 e 02 de setembro, na Paróquia Bom Jesus, após os delegados serem apresentados a todos, se encerrou o Encontro com um café. 
Os delegados, que irão representar a Paróquia Santos Anjos na Assembleia de Fundação, serão Cleri Horst e Antônio Campos. Parabéns! A Paróquia Santos Anjos acredita no potencial e na força da representatividade que vocês têm ao escolher o melhor para o bem comum.


Post: Ellen Karolynne - Coord. Pascom


Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...