segunda-feira, 16 de julho de 2018

Como voltar a trabalhar depois de um acidente ou doença?

Para muitos o trabalho é uma dimensão muito importante da vida social. Por lá se passa boa parte do dia, se convive com amigos, se conquista o sustento para as famílias. Infelizmente acidentes ou doenças tiram vários trabalhadores da ativa. Mas, depois de um tempo em recuperação é importante  saber quais os seus direitos que lhe ajudam a voltar ao mercado.
Além da força de vontade, do apoio da família e dos amigos, é possível contar com políticas públicas de reinserção  no mercado. Um exemplo é o Programa de Reabilitação Profissional, voltado para segurados do INSS. Quem está recebendo auxílio-doença pode ser encaminhado para o programa. O objetivo é oferecer a possibilidade de se readaptar e voltar a trabalhar.

“A reabilitação profissional é uma assistência educativa e de adaptação ou readaptação profissional, o objetivo é proporcionar ao beneficiário do INSS que está incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho os meios para o reingresso no mercado de trabalho”, explica Pâmela Figueiredo, chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador da Regional Sul do INSS.

As agências do INSS devem receber o segurado com uma equipe formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. Esses profissionais avaliam a condição desse segurado retornar ao mercado. Quando não é possível voltar para mesma função, o segurado pode receber indicação médica e ser encaminhado para o programa de Reabilitação Profissional.

“Ele é avaliado e é qualificado para uma atividade de trabalho que vai ser compatível com sua condição física e condição psíquica, ele é acompanhado para um curso profissionalizante, para melhora da escolaridade e treinamento em empresas, e recebe um certificado de reabilitado”, explica Pâmela.

Enquanto está participando do programa de reabilitação profissional o segurado continua recebendo o benefício. Além disso, o segurado deve receber um acompanhamento dos profissionais do INSS durante todo o processo.

Além de oferecer formação ao profissional em reabilitação, o INSS realiza parcerias com empresas dispostas a receber os reabilitados.

Com informações de Central Cultura.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...