quarta-feira, 9 de maio de 2018

PARÓQUIA SANTOS ANJOS RECEBE SEMINÁRIO DIOCESANO


Neste sábado, 5 de maio, a Paróquia Santos Anjos teve o prazer de receber os meninos do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em que Padre Reonaldo e Padre Amarildo, celebraram a missa em conjunto. Foi um importante momento, onde eles puderam contar um pouco sobre a sua descoberta a vocação e a entrada ao seminário. 
Com base nisso, conversamos com o seminarista Marcos, que pôde nos contar sobre as principais coisas que o fizeram tomar a decisão de dedicar sua vida ao reino de Deus e renunciar ao mundo. 

Assista ao vídeo da entrevista: https://www.facebook.com/paroquiasantosanjos/

O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém pertencente à diocese de Guarapuava-PR, é uma instituição voltada à formação de futuros presbíteros, onde funcionam duas das etapas formativas, são elas o: ensino médio e o propedêutico, das quais os vocacionados durante a caminhada formativa passam em preparação ao sacerdócio, tendo como linha condutora desta formação as cinco dimensões da formação presbiteral apresentadas pelas diretrizes para formação dos presbíteros da Igreja no Brasil (documento 93 da CNBB) que são elas:

1. Na dimensão humano-afetiva: prioridade ao amadurecimento da personalidade do vocacionado; aprofundamento do discernimento vocacional; aprimoramento da formação humano-afetiva; centralização e atenção especial à pessoa do formando, através de acompanhamento personalizado, psicoterapia, dinâmicas de grupo; promoção do conhecimento de si mesmo, das qualidades, defeitos e limites; orientação sobre a sexualidade masculina e feminina; formação da consciência e do caráter; equilíbrio no relacionamento inter-pessoal.

2. Na dimensão comunitária: iniciação e aprofundamento da vida comunitária; superação das tendências ao isolamento e individualismo; formação para práticas de acolhida, abertura, partilha e solidariedade; experiências de convivência e trabalho em grupo; superação de apegos pessoais em vista da inserção na comunidade; reconhecimento das qualidades alheias; seriedade nos compromissos assumidos com a comunidade e com os outros.

3. Na dimensão espiritual: aprofundamento da experiência de Deus e de amizade com Jesus Cristo, através da consciência da vocação batismal, da celebração diária da Eucaristia, da leitura orante da Palavra de Deus, das celebrações da Palavra, de métodos de oração e de exercícios espirituais; da confissão frequente e direção espiritual, da devoção mariana e oração do terço; valorização das experiências de fé vividas anteriormente; participação em acontecimentos importantes em nível de Igreja e de congregação religiosa; noções de liturgia e espiritualidade; introdução ao mistério de Cristo e da Igreja, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica.

4. Na dimensão intelectual: complementação da formação intelectual (humanística e científica) do ensino médio; introdução ao ensino da filosofia; metodologia de estudo, leitura e aprendizagem; aperfeiçoamento da língua vernácula; aperfeiçoamento de uma língua estrangeira moderna; noções básicas de ciências sociais, história, geografia e política, cultura brasileira,economia; administração paroquial como serviço da dimensão pastoral-missionária; formação da consciência crítica da realidade; música, artes sacras, cultura popular e teatro.

5. Na dimensão pastoral-missionária: iniciação à compreensão da Igreja e do ministério presbiteral; preparação para a vida eclesial, na abertura para a vida missionária, tendo presente alguns meios: observação da caminhada pastoral de uma comunidade; atuação na comunidade eclesial; conhecimento da pastoral orgânica da Igreja local; especial atenção ao desafio da pastoral urbana; experiência em situações-limite que vive o povo; visitas a presídios, asilos, orfanatos, casas de recuperação de drogados; partilha de experiências; atenção especial a temáticas que envolvem fortemente a humanidade toda, como direitos humanos e aquecimento global.

Post: Ellen Karolynne - Coord. Pascom

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...