quarta-feira, 30 de maio de 2018

O PODER DA PALAVRA


Para estarmos em pleno contato com Deus, é preciso mais que frequentar a igreja uma vez por semana, é preciso exalar Deus em nosso cotidiano, ouvindo músicas católicas, assistindo pregações, contemplando o terço e o rosário, buscando conhecer o catecismo da igreja católica, lendo livros religiosos cristãos e principalmente a Sagrada Escritura.

BÍBLIA

A Bíblia é o nosso revestimento, é composta por 73 livros, divididos no velho e novo testamento, O Velho Testamento, antecede o nascimento de Cristo e é composto por 46 livros, o Novo Testamento é composto por 27 livros, este relata a vida do Nosso Senhor Jesus Cristo, os desafios enfrentados pelos apóstolos após a ressurreição de Jesus e encerra-se com o Apocalipse.

VELHO TESTAMENTO

  • Pentateucos: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
                              São os 5 primeiros livros da Bíblia, sendo Moisés o autor.
  •  Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 Macabeus e 2 Macabeus.
Conjunto que sucede o pentateuco e retrata a história em Israel, com a chegada de Josué na terra de Canaã.
  •  Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
Os livros sapienciais apresentam orações, poesias e cânticos inspirados e vividos à luz da fé.
  •  Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Esses livros testemunham, a vida e os atos de homens detentores de uma imensa fé, que procuram levar o povo a um relacionamento RESPONSÁVEL e RENOVADO com Deus.

NOVO TESTAMENTO

  • Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Apresentam Cristo como Messias, Filho de Deus e Salvador da humanidade, cumprindo profecias do Antigo Testamento.
  • Livro Histórico: Atos dos Apóstolos.

      Também conhecido somente como Atos, narra a evangelização dos apóstolos sob a autoria do evangelista Lucas. 

  •  Epístolas Paulinas: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicesnses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filêmon.
  • Epístolas Universais: Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas.
  • Livro profético: Apocalipse
Os anjos revelam ao evangelista João a mensagem ditada por Jesus.

LECTIO DIVINA

Lectio Divina ou Leitura Orante, é uma forma de oração, reflexão e contemplação que possui o intuito de promover nossa comunhão com Deus.Sua prática é extremamente importante para estarmos em sintonia com Deus e sua corte.Ocorre da seguinte maneira:

 Leitura: Lê-se a Bíblia com certa e lentidão e cuidado com cada palavra ocasionando uma meditação, uma forma de escutar o que Deus quer nos comunicar, repete-se a leitura quantas vezes forem necessárias.

Meditação: Deve-se compreender o texto adaptando para o íntimo de cada um.

Oração: Ocorre um diálogo vivo com Deus, nesse momento a história pessoal de cada pessoa derrama-se em Deus, a pessoa faz suas preces e agradecimentos a Deus.

Contemplação: Não existe mais necessidade de palavras, ocorre uma plena e profunda adoração a Deus.

SANTO ROSÁRIO

O Rosário é uma outa forma de estarmos em contato com Deus, tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamados de Terço.


       A oração do Santo Rosário é uma graça e conforto para todos, a oração, em casa ou na igreja, a qualquer hora do dia, é um tempo de pacífico e sereno. Com o Rosário podemos alcançar grandes graças.

Post: Samuel Rocha






Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...