quinta-feira, 8 de março de 2018

A NOTÍCIA COMO FERRAMENTA DA IGREJA E DA COMUNIDADE

Na tarde desse sábado dia 3 de março, a Paróquia Santos Anjos promoveu a primeira oficina de técnicas de produção de notícia.


Fotos: Sandra e Rafaela Hyczy

Realizado pela Pastoral da Comunicação (PASCOM), a primeira oficina introdutória de técnicas básicas de produção de notícia com o tema "venha aprender a evangelizar pelas redes sociais", ocorreu na tarde deste sábado dia 03 de março no salão da Paróquia Santos Anjos. O evento teve inicio as 14h e seu desfecho aconteceu por volta das 17h, contando com cerca de 25 pessoas, dentre eles pasconeiros da Catedral Nossa Senhora de Belém, Santuário Nossa Senhora Aparecida e fiéis da Capela Assunção de Nossa Senhora e matriz Santos Anjos.

O evento foi gratuito e aberto para a comunidade, acolhendo a todos que desejassem aprender noções básicas da produção de notícia. A oficina teve como intuito norteador fornecer os passos básicos do texto e da imagem para participantes de diversos movimentos e pastorais, para que os mesmos possam produzir notícias e informativos em benefício das suas comunidades, partindo assim de uma necessidade coletiva. 

A oficina tinha como objetivo, apresentar pontos que colaboram para a produção de uma boa notícia, dando aos participantes das pastorais e a comunidade a oportunidade de conhecer e elaborar as notícias do cotidiano paroquial. Segundo Ellen Karolynne, coordenadora da PASCOM, a ideia da oficina surgiu em uma conversa com o jornalista Cleber Moletta, onde perceberam que existia a necessidade dos integrantes da paróquia em saber como descrever e informar fatos que ocorriam dentro das pastorais. Pela falta de conhecimento em produzir uma matéria, as vezes um evento ou ocorrido passava despercebido pela comunidade. Por meio do conhecimento adquirido ao longo da oficina, os integrantes das pastorais em movimento podem produzir os conteúdos que informem a comunidade de acordo com a agenda de cada pastoral, mas, mais do que produzir um conteúdo os participantes poderão noticiar de maneira clara e objetiva, evitando desentendimentos entre os leitores e criando um elo ainda maior com a pastoral da comunicação.

A ideia faz ligação com o desejo da PASCOM nacional de obter um membro de cada pastoral e movimento inserido na pastoral da comunicação, isso fará com que a mesma consiga fornecer as comunidades todas as informações essenciais e extras para os leigos a fim de atrair mais movimentação e interesse dentro da igreja, além de manter uma comunicação ativa e dinâmica. 

A oficina promoveu em um primeiro momento uma aula sobre fotografia com as fotografas Sandra e a Rafaela Hyczy, onde mãe e filha apresentaram maneiras para uma boa atuação fotográfica. Já em um segundo momento quem teve voz foi o jornalista Cleber Moletta, que apresentou a comunidade como fazer um texto jornalístico. 

Como resultado da oficina, a pastoral espera conseguir trazer e motivar mais pessoas para integrar as pastorais, buscando reforçar o elo entre os movimentos para que trabalhem unidos e que consigam conquistar mais autonomia ao noticiar os acontecimentos de uma igreja tão rica e proativa. 

Texto: Amanda Cavalli
Revisão: Ellen Karolynne




Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...