terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A FÉ É UMA VIRTUDE OU UM DOM?


shutterstock

O Catecismo da Igreja, ao falar da fé, começa afirmando que ela é um dom. “A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele” (#153). A nossa vida de fé começa com o batismo. Quando recebemos esse sacramento, recebemos a Graça divina de crer, de pertencer à família dos que creem, ou seja, a Igreja. Mas é evidente que a fé que recebemos nesse momento ainda precisa crescer e se fortalecer muito.

Depois de afirmar a gratuidade da fé, o Catecismo continua dizendo que, mesmo sendo um dom, “não é menos verdade que crer é um ato autenticamente humano” (#154). Ou seja, é algo que os seres humanos fazem e, ao fazer, realizam seu ser. Confiar é algo que está inscrito em quem somos.

Confiamos diariamente nos outros. Se isso é verdade para as relações humanas, também é verdade para a nossa relação com Deus. Lá no batismo recebemos a Graça de confiar, de ter fé na revelação de Deus. Mas essa relação com Ele vai crescer ao longo da vida dependendo de muitos fatores.

Assim, aquele dom inicial irá se fazendo cada vez mais forte com a nossa cooperação. Dom de Deus e cooperação humana caminham juntas. Muitas vezes pensamos que ter fé em Deus irá diminuir a nossa liberdade quando a verdade é exatamente o contrário. Quando mais confiamos em quem criou tudo e nos criou, mais viveremos uma vida plena, de acordo com quem somos, cumprindo a vocação que Deus tem para cada um de nós.

Fonte: A12 - Jovens de Maria
Post: Maria Adrieli


Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...