quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O QUE É FORMAÇÃO BÍBLICA?


Em setembro, se comemora o mês da bíblia, em especial no dia 30 de setembro o qual é celebrado o dia da bíblia católica. Lembrando que a bíblia é considerada um parte do tripé da igreja, que conta com: bíblia, dízimo e missão.

Nesse contexto é importante, não só ler a bíblia, mas rezá-la e entender o que cada passagem vem nos falar. Para isso, a Paróquia Santos Anjos conta com as formações bíblicas que são realizadas no primeiro sábado de cada mês, especialmente para os coordenadores de Círculo Bíblico, que é o estudo da bíblia nas casas.

Irmã Ema Ilsi Seidel é uma das irmãs teresianas que trabalha com as formações bíblicas e enfatiza que o objetivo principal é que " as pessoas ao se encontraram com o seu Círculo Bíblico tenham um aprofundamento sobre o livro que está sendo estudado e rezado, no caso de 2017 estamos estudando o Evangelho de Mateus."

Nesse contexto as formações bíblicas respondem questionamentos como: "Quem é este Mateus?, Onde vivia sua comunidade?, Quais eram suas dificuldades e como a comunidade de Mateus encontrava no Sagrada Escritura a resposta no ontem para confirmar o hoje a partir da pessoa de Jesus e sua proposta."

Desta forma formando leigos que tenham conhecimento na Sagrada Escritura e assim possam passar adiante o seu conhecimento bíblico. Para que isso aconteça, todos as formações são um momento de espiritualidade e imersão na palavra divina, seguindo principalmente o roteiro da Leitura Orante, que se conclui com oração e compromisso.

Os temas são escolhidos conforme o ano como o ano que foi estudado o Livro dos Atos dos Apóstolos pela dimensão missionária. Nos demais, aprofundamos o Evangelho do Ano.
Para estudar Irmã Ema, explica que "Nós estudamos muitos livros para preparar a formação Bíblica- Todos os livros do CEBI que tratam sobre o tema.
Para este ano estudamos: Como ler o Evangelho de Mateus – o Caminho da Justiça do Ivo Storniolo; Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus de Luis Mosconi; Travessia – Quero Misericórdia e não Sacrifício de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino; Que os Nossos Olhos se Abram! – Uma leitura de Mateus em perspectiva do Tesouro.

O número de pessoas que comparecem as formação, é em média de trinta pessoas, número esse considerado muito baixo visto a importância que a bíblia tem ao ser uma das prioridades da diocese. Irmã Ema enfatiza que "conforme informação somos a única paróquia que dá formação bíblica pontual. Também quando somos convidadas estamos indo a outras Paróquias para assessorar a formação Bíblica, pois somos equipe e nestes encontros o numero é bem maior."


Irmã Ema deixa uma mensagem a todos:

"Gostaria muito que todos os católicos despertassem para a necessidade de formar grupos bíblicos, pois é o meio mais eficaz de aprofundar na nossa fé e criar bases sólidas na nossa vida. Conforme José Antônio Pagola: “A experiência de escutar juntos os Evangelhos transforma-se então na força mais poderosa que uma comunidade possui para sua transformação.”"

Entrevistada: Irmã Ema Ilsi Seidel - Teresiana.
Post: Ellen Karolynne 

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...