quarta-feira, 24 de maio de 2017

A devoção do Papa Francisco a Nossa Senhora Desatadora dos Nós




Entre as inúmeras invocações pelas quais o Papa Francisco tem devoção, nenhuma supera o carinho que ele tem por Nossa Senhora Desatadora dos Nós. “A Virgem Desatadora dos Nós, é a Virgem que desata os problemas da vida, aquela que nos livra dos enganos com o qual o demônio nos ata”, explica Dom Eduardo Garcia, Bispo Auxiliar de Buenos Aires (Argentina).

O Pontífice descobriu essa invocação durante sua estada na Alemanha, na década de 80. Após conhecer o significado de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, se entusiasmou de tal forma que resolveu divulgar esta devoção em seu país (Argentina), onde agora a imagem é venerada por milhares de fiéis daquela nação.


Papa Francisco, desde a época em que era Cardeal, sempre fez questão de responder pessoalmente a todas as cartas a ele remetidas. Suas repostas geralmente eram acompanhadas por santinhos com a imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós.
Segundo o sacerdote, "com esta mesma imagem, fazia as felicitações de Natal, de Páscoa. E foi a imagem que usou para distribuir quando de sua ordenação episcopal"
O padre Alejandro Russo relata como originou essa tradição e devoção da parte de Bergoglio. "O Papa quando era sacerdote jesuíta passou um período na Alemanha para estudar, e ali em uma Igreja, encontrou a imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós. Levou alguns santinhos para Buenos Aires e começou, a cada carta que escrevia, colocar uma imagem da Virgem junto às cartas. Com o tempo uma pintora argentina ofereceu-se para fazer uma cópia da imagem encontrada na Igreja alemã, para colocá-la na capela da Universidade do Salvador. Nesta capela, a Virgem tinha a devoção e a simpatia de muita gente." (EPC)


Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma representação da Imaculada Conceição e sua festa é celebrada no dia 8 de dezembro. Sua imagem foi pintada por Johann Melchior Georg Schmittdner no início do século XVIII.

Fontes: 
http://www.catolicismoromano.com.br/
http://www.psmleblon.com/

Post: Luana Cordeiro

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...