quinta-feira, 13 de abril de 2017

MISSA DOS SANTOS OLEOS E RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

Dom Wagner da Silva «» destacou a celebração como uma das mais belas e importantes da Igreja diocesana, não apenas por ser um momento solene, mas porque seu rito envolve os óleos que serão administrados durante o ano todo, nas comunidades, paróquias e hospitais. “A presença desse dia vai se estendendo para o resto do ano. Um momento sagrado para a Igreja que não termina nesta noite, mas continua, durante todo o ano: a graça de Deus vai agindo tanto nos sacerdotes, como no povo de Deus, nos sacramentos. Este santo óleo do Crisma unge os filhos e filhas de Deus que durante o ano serão batizados, aqueles que serão crismados, firmados na sua fé, no Batismo e aqueles que serão ordenados sacerdotes e, até quando Deus escolhe alguém para o episcopado. São todos ungidos”, ressaltou o bispo diocesano«»

Hoje como já devem saber é Quinta-Feira Santa, comemorado o dia da Instituição da Eucaristia, mais comumente conhecida como Missa de Lava-Pés. Nesse dia santo relembramos a última Ceia de Jesus, com seus Apóstolos no cenáculo, onde o Mestre se abaixou para servir seus servos e o Cordeiro Santo se imolou pelo perdão dos pecados.
O que muitos não sabem que essa liturgia é somente à noite. Durante o dia acontece uma celebração maravilhosa que pouca gente lembra ou conhece seu motivo, a missa da unidade ou missa crismal.  Nela os padres da diocese  se reúnem em tordo do seu bispo para renovarem as suas promessas sacerdotais com as seguintes palavras:
Dom: Filhos caríssimos, quereis renovar as promessas que um dia fizestes perante o vosso Bispo e o Povo de Deus?
Sacerdotes: QUERO!
Dom: Quereis unir-vos e conformar-vos mais estreitamente ao Senhor Jesus, renunciando a vós mesmos e confirmando os compromissos do Sagrado Ministério, que levados pelo amor de Cristo, assumistes com alegria em relação à Igreja, no dia da vossa ordenação sacerdotal?
Sacerdotes: QUERO!
Dom: Quereis ser fiéis distribuidores dos mistérios de Deus, pela missão de ensinar, pela Sagrada Eucaristia e demais celebrações litúrgicas, seguindo Cristo, Cabeça e Pastor, não levados pela ambição dos bens materiais, mas apenas pelo amor aos seres humanos?
Sacerdotes: QUERO!
Dom Wagner da Silva : Deus nos guarde a todos em sua caridade e nos conduza, pastores e ovelhas, à vida eterna.
Todos: AMÉM!









Walter Unger
Ministério de Comunicação Social

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...