sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Evento em Roma vai refletir sobre a música na Igreja



O Pontifício Conselho para a Cultura promove de 2 a 4 de março, em Roma, o encontro: Música e Igreja: culto e cultura há 50 anos da Instrução Musicam Sacram.

O evento vai refletir sobre o interesse atual por um fenômeno musical, sempre presente na história da Igreja; avaliar a mudança paradigmática na concepção da música eclesial 50 anos depois da Instrução Musicam Sacram de 1967; conhecer as linguagens mais adequadas para celebrar o louvor público oficial e solene da Igreja; rever o lugar e a função do músico de Igreja; recuperar o patrimônio musical, em diálogo ecumênico, e com a cultura contemporânea; e recordar a urgência de uma formação sólida dos vários ministérios da música. 

Participam do encontro representantes da Conferências Episcopais e ordens religiosas, músicos, cultores da música litúrgica, associações e movimentos. Está prevista uma audiência com o Papa Francisco.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, abrirá o encontro com a reflexão intitulada “Música e Palavra de Deus”. 

Dentre os relatores estão o Presidente da Academia Nacional de Santa Cecília, Roma, Michele Dall’Ongaro, o Presidente do Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, Jordi-A. Piqué, e o prior da Comunidade Ecumênica de Taizé, Frei Alois.

Será proposto um trecho no piano da Paixão segundo São Mateus de Johann Sebastian Bach. 

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano
Ellen Karolynne - Coord. PASCOM

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...