quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Padre de Guarapuava é nomeado Oficial para a Congregação dos Bispos no Vaticano

Natural de palmital, padre Antônio Aílson Aurélio está em fase final de seu doutorado em Roma. Ele assume suas novas funções no dia 05 de setembro de 2016

     A diocese de Guarapuava foi contemplada com uma ótima notícia no último dia 24 de agosto. De forma oficial o padre Antônio Aílson Aurélio, que pertence à diocese e que está na fase final do seu doutorado em Roma, Itália, foi nomeado Oficial da Congregação para os Bispos no Vaticano. O sacerdote assume suas funções no dia 05 de setembro e será responsável pela análise e trâmites de documentos referentes à Igreja e aos exercícios episcopais do Brasil. Padre Aílson conclui seu doutorado em 2017.
     Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava, disse ter recebido com muita alegria a notícia da nomeação do sacerdote e destaca que não tem dúvidas de que este fará um ótimo trabalho junto à Igreja direto do Vaticano. “Foi com muita alegria que recebi o comunicado oficial do Vaticano dando conta de que o padre Aílson assumiria suas novas funções no começo de setembro. Todos nós sabemos do entusiasmo que ele tem para com os estudos dos documentos e das leis da Igreja. Eu não tenho dúvida de que ele fará um grande trabalho em favor da Igreja no Brasil”, comemorou Dom Wagner.
     SOBRE O SACERDOTE
     Nascido em 10 de outubro de 1968 no município de Palmital, Paraná, padre Aílson ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém muito jovem. Sua ordenação foi no dia 12 de agosto de 2000.
     Possui graduação em filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995) e mestrado em História e Bens Culturais da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2008).
     De lá para cá, o sacerdote que sempre se destacou nos estudos, além de trabalhar como pároco na diocese de Guarapuava, também foi professor e reitor do Seminário Nossa Senhora de Belém. Paralelo às atividades, o sacerdote também deu aulas na Faculdade Missioneira do Paraná.
Desde 2013, padre Aílson está em Roma para estudos de doutorado. Sua tese tem como base a vida e as obras de Dom João Braga, primeiro arcebispo de Curitiba. Dom João Braga foi um eclesiástico muito bem equipado intelectualmente, conforme destacam documentos da Igreja do Paraná.
     No último dia 18 de agosto, quando estava de férias e visitava a família na região, padre Aílson visitou a Central Cultura de Comunicação e concedeu entrevista ao jornalista Luís Goes e a padre Reonaldo Pereira da Cruz, diretor da instituição. Na ocasião, além de relembrar sua trajetória, ele também destacou a beleza que que é se aprofundar na história da Igreja no Paraná.
     A CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS
     Congregação para os Bispos (Congregatio pro Episcopis) é um organismo da Cúria Romana que se ocupa das questões referentes à constituição e à provisão das dioceses, prelazias territoriais e pessoais, ordinariatos militares e outras formas de igrejas particulares locais. Dentre suas funções, destacam-se o acompanhamento das nomeações dos bispos e o exercício de suas atividades episcopais na Igreja Latina. O indicado para este cargo também desenvolve programas, roteiros de viagens pastorais e acompanha as visitas ad Limina. Celebrações de concílios particulares, assim como da constituição das conferências episcopais também são atribuições do cargo que requer do eleito muito discernimento e estudos.

FOTO: Central Cultura

Post: Luana Cordeiro

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...