terça-feira, 16 de agosto de 2016

Frases e discursos do Papa Francisco durante a JMJ 2016 inspiram jovens pelo mundo

Destacamos aqui algumas frases e momentos marcantes protagonizados pelo Pontífice durante seus trabalhos junto aos cerca de meio milhão de participantes.

     A Jornada Mundial da Juventude 2016 que aconteceu na cidade de Cracóvia, Polônia de 25 a 31 de julho deixou seu legado em muitas pessoas do mundo. Tanto quem participou como quem acompanhou à distância, pôde sentir a importância da semana de trabalho para a humanidade numa prova perfeita de amor, doação e, como prega o Papa Francisco, de uma Igreja em Saída.
     Exemplo de edições anteriores, na Polônia houve muitos momentos de alegria, de festa, de recolhimento e de oração. Como em toda Jornada Mundial da Juventude, a edição de 2016 não fugiu ao padrão e proporcionou aos participantes momentos para fazer uma experiência de fé e renovar o ardor dos jovens na fé em Jesus Cristo.
     A pitada especial nessa Jornada ficou por conta do local onde foi realizada: Cracóvia, na Polônia, um país que “respira” a devoção à divina misericórdia e que pode praticamente sentir diariamente a presença de São João Paulo II, santo polonês que foi o idealizador da JMJ e grande propagador da devoção. Terra também de Santa Faustina, apóstola da misericórdia.
     A misericórdia esteve no centro das reflexões, não só por estar no tema da Jornada – “Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia”, mas também pelo Ano da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco e em vigor desde 08 de dezembro do ano passado até 20 de novembro deste ano.
     E é neste clima de animação e espírito jovem que destacamos aqui algumas frases e momentos marcantes protagonizados pelo Pontífice durante seus trabalhos junto aos cerca de meio milhão de participantes.
    Aqui, mostraremos algumas frases ditas pelo Papa Francisco durante a JMJ:
     “Eu agradeço a todos os jovens que vieram a Cracóvia!”, durante a Audiência Geral:
     “Devemos nos habituar a coisas boas e ruins. Assim é a vida. Mas tem uma coisa que não devemos duvidar: a fé deste jovem que tanto trabalhou por esta Jornada", disse o Papa aos jovens. Ele agora retornou a Jesus”, disse Francisco sobre o jovem Maciej Ciesla, que trabalhou na organização desta edição da Jornada e que faleceu em decorrência de um câncer, em julho, aos 22 anos de idade.
     “Uma vez mais os jovens responderam ao chamado: eles vieram de todo o mundo para celebrar um festival de cores, diferentes rostos, línguas, histórias. Eles vieram aqui também com as suas feridas, as suas dúvidas, mas acima de tudo, com a alegria do encontro. Outra vez eles formaram um mosaico de irmandade. Durante este grande encontro do Jubileu, os jovens receberam a mensagem da misericórdia para levá-la a todos os lugares através das obras da alma e do corpo. Eu agradeço a todos os jovens que vieram a Cracóvia! E eu agradeço aqueles que juntaram-se a nós de cada canto da Terra! Que o dom recebido por vocês torne-se uma resposta diária ao chamado de Deus”, disse o Santo Padre aos fiéis no Auditório Paulo VI.
     “Irmãos e irmãs, através de vocês eu agradeço à nação polonesa e à Igreja da Polônia por este grande festival da juventude, que pudemos vivenciar em Cracóvia. Mais uma vez eu agradeço ao Presidente da Polônia, os representantes do governo, ao Cardeal Arcebispo de Cracóvia e todo o Episcopado da Polônia e todos aqueles que, de diversas maneiras, prepararam e fizeram este evento possível, o qual ofereceu um sinal de fraternidade e paz para a Polônia, a Europa e o mundo.”
     “Eu peço a Deus que esses jovens que eu encontrei em Cracóvia carreguem em seus corações a chama da Sua misericórdia para o mundo inteiro. Eu confio a Deus a alma do Cardeal Macharski, a quem eu pude visitar antes de sua morte, ocorrida ontem! Que Deus os abençoe!”
     “Hoje eu quero compartilhar a memória da minha viagem apostólica à Polônia, que terminou há poucos dias. O motivo para ela foi a Jornada Mundial da Juventude”.

Post: Luana Cordeiro

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...