quinta-feira, 14 de julho de 2016

Semana Nacional da Família será celebrada em agosto

     Com o objetivo de dar suporte aos estudos sobre a Semana Nacional da Família, a CNBB disponibilizou o subsídio “Hora da Família 2016”.
     Com o tema “Misericórdia na Família: Dom e Missão” acontece em todo o Brasil, de 14 a 21 de agosto a Semana Nacional da Família.
     Em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia proposto pelo Vaticano, durante uma semana, em todas as celebrações o tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será discutido amplamente e estudado. Muitas comunidades e paróquias formaram grupos para trabalhar o assunto com visitas nas casas.
     Com o objetivo de dar suporte aos estudos sobre a Semana Nacional da Família, a CNBB disponibilizou o subsídio “Hora da Família 2016”. O material contém roteiros para sete encontros preparativos, além de celebrações como via-sacra em família, para o Dia dos Pais, dos Avós e das Mães. O material, produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, foi apresentado, em coletiva de imprensa, no dia 08 de abril deste ano, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, São Paulo.
     Com uma proposta moderna e explicativa, o material é organizado de forma interativa, sugerindo encontros participativos e celebrativos, buscando envolver a comunidade, famílias, lideranças, crianças, jovens e adultos.
“O Hora da Família, neste ano, quer nos envolver nesse clima da misericórdia divina, com vistas à missão. Não pode ficar unicamente entre os grupos de Pastoral Familiar. A nossa criatividade pastoral deve nos inspirar para que esse conteúdo seja partilhado, multiplicado, servido, também, em muitos outros ambientes onde nem sempre a Palavra está presente como em escolas, centros de saúde, meios de comunicação, prédios, associações de moradores, periferias”, descreve o bispo de Osasco, SP e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa.
     O assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, padre Moacir Arantes, comenta que o “Hora da Família” quer ajudar a todos a fazerem a experiência com a misericórdia de Deus. “Este subsídio precioso de estudo, reflexão e oração, nos convida a realizar nos grupos pastorais, de vizinhos, de amigos, ou na intimidade do nosso lar, importante reflexão a respeito das obras de misericórdia. Queremos conhecer um pouco melhor o jeito de Deus ser e agir com seus filhos e filhas, para que possamos transformar o nosso ser e nosso agir para com os outros”, detalha padre Moacir.
         Semana Nacional
     O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano, será celebrada de 14 a 21 de agosto.  É possível encontrar no livreto roteiros de orações e cantos para motivar a atividade.
        Como adquirir
     O subsídio “Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar – Secren. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (61) 3443-2900 ou pelo e-mail vendas@cnpf.org. O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses.
Confira os encontros:
1º Encontro – Criados por um Pai Misericordioso
2º Encontro – Criados na Misericórdia e para Misericórdia
3º Encontro -  Procurados pela Misericórdia
4º Encontro -  Família e Igreja, lugares da Misericórdia
5º Encontro -  O perdão na Família– Fonte de reconciliação e libertação
6º Encontro – As obras de misericórdia na família e da família
7º Encontro – A família promotora da misericórdia na sociedade


Post: Luana Cordeiro

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...