terça-feira, 19 de julho de 2016

5º ENCONTRO NACIONAL DA PASCOM - 3º dia - PARTE 1



Conferencionista: Thiago Faccini 

Comunicação e linguagem visual, foi a primeira conferência realizada no terceiro dia do 5º Encontro Nacional da Pascom, ressaltando que a linguagem visual na liturgia é todo tipo de comunicação que vai além do visual, que nos comunica o transcendente.
"O símbolo tem sua raiz no inconsciente e expressa uma experiência vivida a um nível anterior à conceituação. [...] A água em si já contém o sentido de purificação, de vida. Não é algo que é imposto de fora, racionalmente".
Assim sendo um sinal sensível (que você toca), nos levando a uma realidade invisível. Os sinais sensíveis nos permitem entrar em contato com uma realidade que não está ao alcance dos sentidos, mas que precisa da realidade sensível para se manifestar ao ser humano em busca do sentido da vida, em busca do mistério.
Pois o momento simbólico é mais amplo, ultrapassa o pensamento racional e o complementa. 
Então, se conclui que tudo na igreja, deve ter e tem um significado, até mesmo qualquer tipo de decoração extra na igreja, como nas datas comemorativas. Em que essa decoração é um sinal sensível, que você pode tocar, e esse sinal deve nos levar a refletir, e trazer para internalizar o seu significado.
E Thiago Faccini finaliza dizendo: “Se formos um pouquinho de liturgistas, seremos excelentes comunicadores”.

Post, texto: Ellen Karolynne
Foto: Conexão Pascom



Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...