quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bento XVI abriu a porta aos Papas eméritos, diz Francisco

A cerimônia marca o 9º encontro público entre Francisco e o Papa emérito.



Cidade do Vaticano (RV) – Nesta terça-feira, 28 de junho, celebrou-se os 65 anos de ordenação sacerdotal de Bento XVI.
Uma celebração solene recorda a recorrência na Sala Clementina, no Vaticano.
Durante o voo de volta a Roma da Armênia, no domingo (26/06), dentre as respostas aos jornalistas, Francisco esclareceu que não existem “Dois Papas”.
“Não sei se se recorda, que eu agradeci publicamente – não sei quando, mas acredito que em um voo – Bento por ter aberto a porta aos Papas eméritos. E ele, com coragem – com coragem! – decidiu de abrir esta porta. E acredito que isto seja bom para a Igreja. Mas há somente um Papa”.
A cerimônia marca o 9º encontro público entre Francisco e o Papa emérito.
Encontros públicos
O primeira – histórico – foi o encontro em Castel Gandolfo, no dia 23 de março de 2013, quando Bento XVI e Francisco rezaram juntos por alguns momentos.
Depois disso, em 5 de julho de 2013, Bento XVI apareceu novamente ao lado de Francisco durante a inauguração de um monumento a São Miguel, nos Jardins Vaticanos.
Em 22 de fevereiro de 2014, durante o consistório para a criação de novos cardeais, a Basílica Vaticana teve pela primeira vez na história a presença de dois papas.
Ratzinger voltaria a encontrar o público – e Bergoglio – em 27 de abril de 2014, quando da canonização de São João Paulo II e São João XXIII, na Praça São Pedro.
Dois meses mais tarde, em 28 de setembro, a convite de Francisco, Bento XVI voltou à Praça São Pedro, onde participou do encontro com a terceira idade. O Papa emérito aparecera bem disposto, apesar de caminhar muito devagar e com a ajuda de uma bengala.
Sempre a convite do Papa Francisco, Bento XVI esteve novamente na Praça São Pedro em 19 de outubro de 2014, quando concelebrou o rito de beatificação do Papa Paulo VI.
Em 2015, Bento XVI voltou à Basílica de São Pedro, onde participou do consistório no qual Francisco criou 20 novos cardeais em 14 de fevereiro.
No final de 2015, Bento XVI passou a Porta Santa da Misericórdia da Basílica de São Pedro, aberta pelo Papa Francisco para o Jubileu, em 8 de dezembro.

Fonte: Diopuava

Post: Sirlei Pereira

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...