sábado, 5 de março de 2016

Hoje é dia de Ordenação Diaconal em Guarapuava

André Ricardo Santos Lima será ordenado Diácono às 16 horas de hoje, sábado, dia 05 de março na Catedral Nossa Senhora de Belém.



“É com imensa alegria que convido a todos para a cerimônia de minha ordenação que acontecerá neste sábado, dia 05, na Catedral Nossa senhora de Belém, em Guarapuava às 16 horas. Preciso das orações de todos para continuar minha caminhada que sei, está apenas iniciando”, disse André Ricardo Santos Lima, Seminarista que será ordenado Diácono hoje, em Guarapuava.
O Diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O Presbiterato (Padre) é o segundo e o Episcopado (Bispos) é o terceiro. Portanto, todo Diácono deve ser ordenado por um Bispo num ritual próprio. De acordo com o número 1554 do Catecismo da Igreja Católica, “o ministério eclesiástico, divinamente instituído, é exercido em diversas ordens pelos que desde a antiguidade são chamados Bispos, presbíteros e diáconos”.
Neste contexto, segundo o Catecismo, a principal função do Diácono é “ajudar e servir” os Bispos e padres. Por isso, o Diácono não é um sacerdote. Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço”, conforme o número 1569 do Catecismo. Nestes casos, apenas o Bispo impõe as mãos sobre o homem ordenado, num sinal de que o Diácono está diretamente ligado a ele.
Resume o Catecismo, número 1570: “Cabe aos Diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os Padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços de caridade.” Eles não celebram missa, pois, como dissemos, não são sacerdotes. Apenas ajudam na sua preparação e na liturgia. Também não podem dar todos os tipos de bênçãos.

Fonte: Diopuava

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...