quarta-feira, 16 de março de 2016

Encerram-se hoje os trabalhos da Assembleia Regional dos Bispos em Guarapuava

Ao término dos trabalhos, um relatório inerente aos assuntos discutidos será apresentado segundo destacou o Padre Mário Spak, Secretário do Regional Sul 2.




Termina ao meio dia de hoje, 16, a Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 em Guarapuava.
Durante três dias, mais de vinte Bispos do Paraná, além de Padres e assessores, participaram do encontro que, além de discutir e trabalhar assuntos inerentes ao Regional, também serviu de preparação para a Assembleia Nacional dos Bispos que acontece no mês que vêm (abril) em Aparecida, São Paulo.
Dentre os diversos assuntos que estavam na pauta das reuniões, a proibição total da venda de bebidas alcoólicas nas festas e eventos da Igreja, os processos de nulidade matrimonial, a aquisição das vinte mil bíblias para a catequese da Guiné Buisseu e também questões documentais acerca do Centro Indígena São João Diego em Guarapuava, que desde o ano passado está sob responsabilidade da CNBB, encabeçaram os trabalhos dos religiosos.
Para o Bispo de Paranavaí, e Vice-presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, o encontro foi de extrema importância para todas as Dioceses do Regional Sul 2. Em entrevista à Central Cultura de Comunicação, no final da tarde de ontem, 15, ele fez um balanço prévio dos assuntos trabalhados até o momento e que considera importantíssimos para a Região. Dentre os assuntos discutidos, Dom Geremias salientou sobre as orientações que os Bispos têm para pessoas ligadas ao Clero que têm a intenção de se candidatar a um cargo público nas próximas eleições municipais. Ele também destacou a ajuda que as Dioceses do Estado oferecerão à Diocese de Paranaguá que passa por dificuldades financeiras atualmente, tendo este problema se agravado ainda mais depois da morte do Bispo Dom João Alves dos Santos, em abril de 2015. O atual Bispo daquela Diocese é Dom Edmar Peron, que assumiu seus trabalhos no dia 17 de Dezembro de 2015, tendo sido nomeado pelo Papa Francisco em novembro do mesmo ano. “Trabalhamos várias questões importantíssimas neste encontro, mas dentre elas, a que considero principal, foi a colaboração por parte das Dioceses do Regional Sul 2 para com a Diocese de Paranaguá que atualmente passa por dificuldades depois de ter perdido seu Bispo Dom João Alves. Depois de assumir os trabalhos, Dom Edmar esclareceu suas dificuldades e todas as Dioceses se comprometeram em colaborar, durante um ano, para que a Diocese de Paranaguá possa se recuperar e dar passos mais concretos na evangelização daquela Região”, destacou Dom Geremias.
Hoje, os trabalhos se encerram com a celebração da missa e um almoço na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe.
Um relatório contendo a íntegra dos tópicos trabalhados será disponibilizado ao final dos trabalhos, conforme contou Padre Mario Spaki, Secretário do Regional Sul 2 da CNBB.

Com informações e foto da Central Cultura de Comunicação

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...