terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Representantes de emissoras de rádios católicas debatem migração de Rádio

Jorge Teles, das rádios 93FM e Cultura AM 560, participou do encontro em Aparecida SP.



A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Rede Católica de Rádio, (RCR), organizaram o Encontro Nacional de Rádios Católicas do Brasil. O evento aconteceu na última quinta-feira, 18, na Pousada Bom Jesus, em Aparecida, (SP), com a presença religiosos e representantes de emissoras de Rádio Católicas do Brasil, com o tema central “Sistema de Migração de Rádio” adotado no Brasil. De Guarapuava, representando as rádios da Central Cultura de Comunicação, Jorge Teles, jornalista e diretor de programação e jornalismo esteve presente.
Os organizadores do Encontro Nacional de Rádios Católicos foram os representantes da Comissão para Comunicação da CNBB, Padres Rafael Viera e Antonio Xavier Batista; o presidente da RCR, Frei João Carlos Romanini e a vice-presidente da RCR, Angela Moraes, representando a Signis Brasil, Sérgio Gheller.
O encontro quis proporcionar aos radiodifusores católicos, conhecer mais profundamente as implicações técnicas que envolve a Migração do Rádio AM para FM com palestras dos engenheiros Cláudio Lorini, de Porto Alegre, (RS) e de Aurin Palacin Júnior, Aparecida (SP). Os palestrantes ajudaram os radiodifusores ter conhecimento para futuras decisões em suas emissoras, seja jurídica ou técnica, embasadas na legislação vigente.
O engenheiro Claudio Lorini, disse aos radiodifusores, “Devemos começar a preparar as infraestruturas; seja na logística para poder montar as emissoras; investimento econômico de fazer uma avalição do valor a ser empregado”. Continua Lorini, “Atender a parte jurídica do Ministério das Comunicações: procedimento seguinte executar os projetos técnicos, apresentar a documentação, pagar o boleto e providenciar toda a parte de instalação. Pois a partir do momento que tiver a autorização da Anatel para o uso da rádio frequência, teremos um prazo de 60 dias para operar”.
A principal preocupação que deve existir é um estudo da área de cobertura atual com emissora de AM, disse o engenheiro Aurin Palacin Júnior, “Quando se faz uma análise técnica estudar minuciosamente a área de cobertura e enquanto a transmissão verificar se aquela FM atende o que a AM preenchia”.
Para o presidente da RCR, Frei João Carlos Romanini, disse “Estou feliz em primeiro lugar com a adesão dos participantes, pois, tivemos representantes das emissoras católicas deste o Amazonas, de Rondônia, do Nordeste ao Sul. Foi um encontro extremamente positivo, o radiodifusor católico que alternativas para o seu negócio e tirando dúvidas para enfrentar este período de transição, onde serão investidos muitos recursos. E que bom que como RCR e Igreja podemos oferecer  este encontro para que  todos entendamos este processo de Migração com tranquilidade”.
“Este encontro mostrou mais uma vez de que podemos trabalhar juntos em harmonia e ajudando muito a Igreja no Brasil que foi representando pela iniciativa da Comissão da Comunicação da CNBB e com a resposta firme e organizada da Rede Católica de Rádio que também ajudou na coordenação”, disse o assessor da Comissão de Comunicação Padre Rafael Viera. Continua Padre Rafael, “O Conteúdo foi também de grande qualidade. Os dois engenheiros que nos ofereceram as palestras foram muito claros, técnicos e de maneira que tenho certeza que todos os participantes ficaram satisfeitos de poder vir aqui em Aparecida, e todos saíram recompensados pela qualidade das conferências que foram feitas”.
O Encontro Nacional de Rádios Católicas também foi uma oportunidade para os representantes das emissoras se inteirassem das atuações e bem como traçar  ações conjuntas com a Rede Católica de Rádio, apresentada pelo presidente da RCR, Frei João Carlos Romanini. Na oportunidade os Rádiodifusores puderam conhecer as 7 Geradoras Regionais (Rede Aparecida / SP; Rede Canção Nova / SP; Rede Milícia Sat / SP; Rede Pai Eterno / GO; RedeSul de Rádio / RS; Rede Scalabriniana / RS; Rede Evangelizar é Preciso / PR).

Central Cultura

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...