quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

HOMENAGEM: Bispo de Guarapuava comemora jubileu de ouro dos primeiros votos

Há meio século, Dom Antônio Wagner da Silva professava os primeiros votos de sua vida religiosa. Esta foi a manifestação clara de que serviria para sempre ao maior dos reinos, o Reino de Deus.

02/02/2016 16:12:00

No olhar do homem, a comunicação que esfuzia. Vontade pulsante de ser melhor enquanto pessoa, de fazer o melhor a cada instante para todos à sua volta.
Movido a desafios e paixão latente pela Igreja, nunca hesitou sobre seguir seu coração sempre embasado no discernimento e na justiça que vem de Jesus Cristo, face humana de Deus vivo.
Nascido para servir, o homem professou seus votos e, através deles, seguiu sua busca, pautado sempre pelo amor de Deus, farol a lhe guiar por mar aberto, sem a preocupação de perder de vista o ponto de partida, o porto-seguro, o lugar onde sempre teve a certeza de poder ancorar e descansar quando necessário.
Há meio século, Dom Antônio Wagner da Silva, então com 22 anos, professava seus primeiros votos religiosos, numa manifestação clara de que serviria ao maior dos Reinos pelo resto de sua vida, o Reino de Deus.
Nascido no dia 25 de março de 1944, em Luz, Minas Gerais, a vocação sacerdotal se manifestou muito cedo no menino. Apoiado pela comunidade e pela família que sempre exerceu a base fundamental em sua vida foi acolhido pela Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Lavras, no mesmo Estado. Dali em diante, a busca por conhecimento por parte do jovem Wagner foi sua messe, seu objetivo principal. Passou por várias cidades para seguir seus estudos, como Corupá, Brusque, Taubaté e São João del Rey, onde obteve licenciatura em filosofia. No dia 11 de dezembro de 1971, Antônio Wagner da Silva era ordenado Padre.
Famílias, amigos, conhecidos, gente que, de uma forma ou de outra passou pela vida de então Padre Wagner, são unânimes em dizer: Ele sempre deu prova de ser um sacerdote autêntico, um verdadeiro operário a serviço de Deus e das pessoas, sem distinção de quem quer que fosse ou da situação em que se encontrava.
Sua visão pastoral e ousadia de um sonhador permitiram que se consagrasse como um verdadeiro homem das comunicações inserindo, sem receio algum, a Igreja na mídia.
Conquistas marcantes como a compra da Rádio Difusora, importante veículo evangelizador em Joinville, Santa Catarina, emissora pertencente à Comunidade Arca da Aliança é um exemplo crasso de vontade, perseverança e muito amor por disseminar a Palavra de Deus por parte do à época sacerdote. A luta para pagar os custos com a nova emissora foi muito grande, mas sem desanimar, o então Padre e Pároco daquela comunidade, Antônio Wagner da Silva, convidou a todos para que se unissem e, numa manifestação de amor e objetivo mútuo em prol de uma causa maior, dispendessem de recursos para honrar o que à época era considerada uma vultosa conta.
Inspirado nos ensinamentos de São Vicente de Paulo que diz que: "Quando cuidamos dos negócios de Deus, Ele cuidará de nossos negócios", a batalha em favor da nova e importante emissora foi vencida tornando-a sustentável e riquíssima em conteúdos disseminados à forma de informação, evangelização e de oração.
No mesmo ritmo de trabalho, o incansável padre Wagner provocou verdadeira revolução nos Grupos de Reflexão de sua Paróquia, injetando em todos da comunidade grandes doses de entusiasmo e muita alegria, uma experiência que trouxe consigo de sua terra natal, o Estado de Minas Gerais.
Amante das artes de um modo geral, mas principalmente da boa música, o Sacerdote foi agraciado com o dom do canto e, neste quesito, suas celebrações são as mais perfeitas manifestações da alegria e do louvou ao Deus que é o alicerce da existência, o Mestre de todas as coisas.
Com uma retórica brilhante, as pregações do agora Bispo Dom Wagner são de fácil entendimento e, por isso, tocam fundo na alma humana, fazendo com que a verdadeira Palavra transcenda ao físico e ecoe pelos corações e mentes, retumbando numa canção de amor pela vida.
A perspicácia do homem que há meio século fez seus primeiros votos religiosos, também o levaram a ser um brilhante administrador das causas da Igreja.  O bom senso, a visão apurada no futuro sem perder de foco a realidade, mas, de modo especial, o amor à eucaristia e ao coração de Jesus, fazem deste homem um dos grandes servidores da comunidade, capaz de perceber suas alegrias, mas também seus anseios e dores e na pura essência cristã, tentar apaziguá-los.
Fiel ao fundador de sua congregação, o padre Léon Dehon, Dom Wagner nunca deixou de levar consigo o grande mandamento deixado pelo sacerdote que é: "Ir ao povo".  Para isso, o mesmo Padre escreveu que é preciso que: "Deus venha possuir o nosso coração". Ele destaca ainda em seus escritos, que: "Somos aliados naturais do povo".
Dom Wagner, fiel discípulo dehoniano, nunca deixou perecer a chama em seu coração que tem latência por disseminar o verdadeiro amor de Deus para com todos os seus filhos através da Palavra Divina e da boa comunicação.
Nomeado Bispo no dia 29 de março de 2000 pelo Papa João Paulo II, Dom Wagner foi ordenado e empossado como Bispo Coadjutor da Diocese de Guarapuava no dia 18 de junho do mesmo ano com o Lema Episcopal: Que todos sejam um.
De lá para cá, são quase 16 anos de muito trabalho em prol da Diocese que se sente cada vez mais honrada e grata em tê-lo como pastor, conselheiro e, sobretudo, como amigo/irmão que nunca deixa a comunidade sucumbir diante dos percalços do dia a dia.
O entusiasmo pela evangelização, pelo apoio às comunidade e pela comunicação só cresceu no homem que, a cada dia que passa, torna-se um ícone do seu tempo, travando sempre grandes desafios com visão clara de um futuro onde a igualdade seja sempre o mote principal. O programa “A Voz do Pastor”, levado ao ar pela Central Cultura de Comunicação, através de suas duas emissoras e também pelos portais de internet da Diocese, refletem as ideias e ideais de um homem inquieto, sempre tomado pelos sonhos e ousadias naturais de quem tem jovialidade e a certeza de que tudo pode ser melhorado, lapidado como uma verdadeira joia.
Dom Wagner é o Bispo Referencial das Comunicações do Regional Sul 2 da CNBB. Como tal, não mede esforços no incentivo e envio de pessoas da comunidade a participarem de eventos de comunicação, como o Mutirão das Comunicações (MUTICOM), por exemplo, evento de nível nacional que acontece a cada dois anos, reunindo profissionais e leigos interessados neste assunto com palestras de alto nível referentes a diversos assuntos em evidência.
Localmente, Dom Wagner também está sempre buscando alternativas no sentido de melhorar a participação da comunidade em se tratando da tarefa importantíssima para a Igreja que é comunicar, falar, disseminar a Palavra nos diferentes âmbitos. Exemplo disso foi a organização e realização do Primeiro Muticom Paranaense do Regional Sul 2 quando Guarapuava sediou o evento de 23 a 25 de outubro de 2015.
Além disso, a Diocese é reconhecida em todo o país por sempre estar presente, através de seus representantes, em eventos relacionados à comunicação e ao ser humano sejam estes de cunho profissional ou leigo. Esta é uma das maiores conquistas em se tratando de Diocese. Tudo isso, se deve à vontade de Dom Wagner que não enxerga os problemas como obstáculos, mas sim, vislumbra os objetivos e enriquecimento em se tratando de conhecimento, de aprendizado adquirido enquanto comunidade, enquanto filhos de Deus.
Nestes cinquenta anos de profissão dos seus primeiros votos religiosos, a Diocese de Guarapuava, através das suas 47 Paróquias, 1053 comunidades religiosas, distribuídas nos quatro Decanatos, vem abraçá-lo, Dom Wagner, e, como uma das maiores famílias, agradecer-lhe, de coração aberto e espírito livre por todos os serviços prestados, pelo amor disseminado sem distinção a todos os que aqui vivem e lutam por uma vida melhor e harmoniosa.
Desejamos a ti, amigo/irmão, que sua vida seja repleta de saúde e inundada pelo amor de Deus em comunhão com o Espírito Santo, o mesmo amor que te faz transbordar de bondade resultando na luta diária em prol das causas da nossa Igreja.
Nossa Senhora de Belém, com seu amor de mãe e protetora de todos os momentos, te guiará sempre pelos melhores caminhos dando-lhe discernimento e muita luz para que, além de nosso pastor, continue sempre sendo nosso amigo, nosso irmão numa efusão de alegria e de partilha. Felicidades e muita luz em sua vida é o que te desejamos!

Fonte: Diopuava

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...