segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Há três anos, o fim do Pontificado de Bento XVI

Cidade do Vaticano (RV) – Em 28 de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI proferiu seu último discurso em público como Pontífice, despedindo-se dos fiéis da sacada do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.



“Queridos amigos, sinto-me feliz por estar convosco, rodeado pela beleza da criação e pela vossa simpatia, que me faz muito bem. Obrigado pela vossa amizade, o vosso afeto! Sabeis que este meu dia é diferente dos anteriores. Já não sou Sumo Pontífice da Igreja Católica: até às oito horas da tarde, ainda o sou; depois já não. Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa da sua peregrinação nesta terra. Mas quero ainda, com o meu coração, o meu amor, com a minha oração, a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, trabalhar para o bem comum, o bem da Igreja e da humanidade. E sinto-me muito apoiado pela vossa simpatia. Unidos ao Senhor, vamos para diante a bem da Igreja e do mundo. Obrigado!” Ratzinger havia comunicado sua decisão em uma reunião com cardeais no dia 11 de fevereiro, quando surpreendendo-os, afirmou em latim que devido à idade avançada, suas forças já não eram idôneas para exercer adequadamente o ministério.
Desde então, reside no Convento Mater Ecclesiae, no Vaticano, e mantém uma vida de recolhimento, comparecendo em público apenas para acompanhar algumas cerimônias presididas por Francisco ou receber homenagens.

(CM)

Rádio Vaticano

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...