sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Diocese de Guarapuava realiza Retiro Espiritual do Clero em Pitanga

O Bispo da Diocese de Jaboticabal, São Paulo, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, da Congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) será um dos palestrantes durante o evento.



De 15 a 18 de fevereiro, acontece, em Pitanga, na casa de Formação São José, o Retiro Espiritual do Clero.
Todos os Padres da Diocese de Guarapuava já confirmaram presença e, durante os quatro dias, participarão de palestras de formação que este ano, trás o tema: “Projeto Pessoal de Vida Presbiteral à luz das Dimensões da sua Formação Integral”.
O Bispo da Diocese de Jaboticabal, São Paulo, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, da Congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) será um dos palestrantes durante o evento que também contará com diversas atividades, momentos de partilha, de reflexão e de descontração.
Especialista em assuntos relacionados à “Construção Humana”, Dom Eduardo possui diversos livros sobre o tema. Um deles, o mais recente, “Vida: Um projeto em construção”, lançado em 2014, servirá de base para as reflexões durante o retiro dos Sacerdotes paranaenses.
O texto do livro leva ao público “uma proposta de melhor gerenciamento da própria vida a partir de um projeto que poderá garantir a felicidade, até o fim da mesma. Esse projeto pessoal de vida é entrelaçado em dois aspectos: escolhas de metas e ousadia dos sonhos”. A obra do Bispo está dividida em sete partes contendo anexos e reflexões, além de orientações para motivar a construção do Projeto Pessoal de Vida.
 “O Projeto Pessoal de Vida é o instrumento que encontramos para ver e organizar a vida por inteiro, desde os mais simples momentos, na ótica desse amor atual e plenificante do Criador. É ‘Projeto’ porque o que não é organizado tem pouquíssimas chances de dar certo. É ‘Pessoal’ porque se exige o uso da liberdade e do discernimento particulares para fazer opções, mesmo àquelas de ressonância social. É ‘de Vida’ porque a ela se dirige e só tem sentido se a servir em vista de seu crescimento”, destaca Dom Eduardo na introdução do livro. Ele ainda tece indagações sobre a existência humana e a razão de estarmos aqui: “Quem nunca se encantou com a sua beleza ou se decepcionou com a sua fraqueza? Quem nunca se admirou com sua potencialidade ou se assustou com sua realidade? De onde ela vem e para onde ela vai?”, questiona o Bispo.
Para o Coordenador Regional do Clero do Regional Sul 2 da CNBB, Padre Valdecir Badzinski, o tema escolhido, assim como o palestrantes, vem ao encontro das muitas reflexões feitas pelos Sacerdotes. Ele destaca não ter dúvida de que os dias de retiro espiritual servirão como base e pontos de discernimento para a caminhada sacerdotal diária.
FOTO: Jornal Correio do Estado

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...