terça-feira, 18 de agosto de 2015

GT7 (1º e 2º dia) e GT8 - MUTICOM


GT7 (1º dia) - Padre Marcelo, São João Batista de São João do Triunfo. Mora no Seminário Diocesano - Diocese de União da Vitória. Trabalha na Rádio Educadora, na parte de direção e programação. 

"Neste GT foi trabalhado como os padres podem trabalhar melhor a comunicação, foi voltado o trabalho da comunicação mais para as pessoas do campo religioso, claro que ele pode ser abrangente para todo mundo. O conteúdo que foi elaborado ali, que foi abordado, ele serve para qualquer pessoa.
Uma das coisas que eles trabalharam é a importância do padre, por exemplo, dar valor a comunicação no sentido, até para uma entrevista. Eles comentaram que tem alguns casos, alguns momentos, em alguma situação, você não dar a entrevista já, de primeira mão. Tem coisas que você tem que ter um certo cuidado, e também comentaram alguma coisa, a respeito até roupas, uma entrevista na televisão por exemplo, uma roupa mais apropriada. O cuidado de se aperfeiçoar na comunicação, talvez fazer algum curso, a importância de uma notícia publicada, os padres que as vezes trabalham com promoções, com festas que vai organizar uma equipe ali para promoções, tem que trabalhar essa questão de comunicação até num cartaz de festa. Eles comentavam que não é tanto a quantidade de cartazes que vai trazer realmente o pessoal para a festa, depende da elaboração do cartaz, da motivação e outros vários fatores dentro desse campo da comunicação que deve ser levado em conta ao poder trazer o público para uma promoção ou uma festa, por exemplo. Foi uma das coisas, colocadas assim nessa GT. 

Então, o Mozahir trabalhou essa parte da comunicação dos padres, entrevistas e ao mesmo tempo o Alessandro Gomes trabalho um projeto de pesquisa que ele fez, para a graduação que ele estava fazendo na área da comunicação, falando sobre uma pesquisa que ele trabalhou, no discurso de alguns padres. Então, ele foi em algumas igrejas, pegou as homilias de alguns padres, ele fez uma análise do discurso dentro da área da comunicação e tem a possibilidade de você fazer isso também, pegar um discurso e analisar o conteúdo desse discurso. Então esse estudioso, esse especialista, ele acabou fazendo essa pesquisa das homílias de alguns padres, na arquidiocese do Espírito Santo, ele gravou com autorização essas homílias e colocou para algumas pessoas ouvirem, e algumas pessoas que ouviram tinham a recomendação de tentar ouvir e ver se compreendiam o discurso que estava sendo falado, qual era a ideia, se eles conseguiam capitar alguma mensagem, se o padre estava sendo claro naquilo que estava falando, se tinha uma lógica de raciocínio. 
Então, as pessoas que ouviram, saiu assim como resultado de pesquisa que tem coisas boas, mas ao mesmo tempo tem muita coisa para melhorar, tanto na parte de discurso dos padres, quanto da parte de forma geral da comunicação da igreja. Então, foram essas duas pessoas que trabalharam esses dois temas e claro que a comunicação mesmo nesse GT sendo focado mais para os padres, é algo que se amplia de forma geral para todo mundo, o padre pode trabalhar para ele próprio na sua paróquia, mas ao mesmo tempo as pessoas, os leigos são convidados a se aperfeiçoar na comunicação. Seja na organização de uma promoção, na organização da divulgação de algum evento da comunidade/paróquia, o padre por exemplo, melhorar seu discurso, fazer um curso de oratória, coisas que possam facilitar e fazer com que a comunicação seja mais eficiente e que chegue ao público de uma forma mais compreensível. 
Na minha comunidade dá para ser aplicado no sentido de assim, talvez o padre como pessoa própria ele mesmo possa analisar seu discurso e no trabalho pastoral, ele pode reunir grupos de pastorais e tentar passar dicas de comunicação, talvez chamar algum especialista da área de comunicação, dar formação nisso para as pessoas também. Então, é coisas que foram focadas para o padre, mas ao mesmo tempo que pode ser aplicada para os leigos no trabalho pastoral, nas comunidades/paróquias também".


GT7 (2º dia) - Padre Jean Patrik Soares, Paróquia Divino Espírito Santo - Pinhão.

"Então foram dividimos em dois momentos, no primeiro momento foram passados mais alguns aspectos teóricos sobre mídia training, como os padres devem se portar, o que eles devem falar, como eles podem relacionar isso com a realidade no rádio, na TV, os vários momentos da comunicação.
Em um segundo momento, foi colocado mais aspectos práticos, dessa mesma mídia training, desse mesmo momento, foram momentos bastante proveitosos para o nosso trabalho como sacerdotes, apesar de que muitas coisas por já estarmos ligado a comunicação, nós já conhecíamos e sabíamos, no entanto serviu para outros sacerdotes que não conheciam ainda.
Muitas dessas coisas podemos aplicar no nosso dia a dia, no nosso trabalho, são relacionados mais a aspectos individuais, mas que também são importantes para nossa caminhada como sacerdote". 

GT8 - Lucas, Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém - Diocese de Guarapuava
"Um ponto importante que fica é essa participação da comunicação dentro das escolas, dentro das universidades e também na vida diária das pessoas. Como colocar a educação fazendo parte da comunicação e como transmitir a educação através da comunicação. É um elemento bem forte e importante, essa conduta também ética de transparecer na comunicação aquilo que é passado nas escolas, nas universidades, aquilo que é passado não como conteúdo, como matéria, mas aquilo que é passado como construção do indivíduo, como construção da ética e da moral e como desenvolvimento do indivíduo dentro da sociedade. 
É uma coisa importante quando se fala de ensino-aprendizagem, de educação social e econômica, de poder entender e compreender através da comunicação como isso se desenvolve, como isso passa a fazer parte da sociedade, do indivíduo em geral.
Então, fica a mensagem deste GT, de que é importante utilizar os meios de comunicação e até mesmo a nossa comunicação diária no encontro, no contato, nessa cultura do contato como diz o Papa Francisco, para poder transmitir essa ética, essa moral e essa conduta que deve ser seguida no dia a dia. Educomunicação então é um conceito importante, é um ato importante e é uma coisa diferente, um novo sentido de se comunicar através da educação". 

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...