terça-feira, 11 de agosto de 2015

3º ENCONTRO - HOMEM E MULHER CONSTRUINDO UM MATRIMÔNIO SANTO

3º Encontro - Homem e mulher construindo um matrimônio santo

Is 62, 1-5

"É por causa de Sião que eu não me calo, não fico quieto por causa de Jerusálem, enquanto não chegar para a justiça como novo dia, e a sua salvação não brilhar qual uma tocha. As nações hão de ver tua justiça, os reis todos verão o teu triunfo, e terás um nome novo, pronunciado pelos lábios do Senhor. Serás coroa brilhante nas mãos do Senhor, um diadema de rei na palma do teu Deus. Não mais terás o nome de Abandonada nem tua terra será chamada de Lugar Ermo. Ao contrário, serás chamada de Meu Bem e tua terra será chamada de Senhor, pois o Senhor se apaixonou por ti, a tua terra estará casada. Como o jovem que se casa com uma jovem, assim teu criador se casará contigo. Mais que um recém casado, feliz com a esposa contigo estará feliz o Senhor."

Pontos principais:
Olhando para a união de Deus com a sua Igreja, aprendemos a firmeza do amor que une os cônjuges. Assumir este amor indestrutível pelo cônjuge é um grande desafio de amar nos momentos difíceis e até às últimas consequências. É assim que se edifica uma família unida e amorosa, onde todos gostam de estar. Este "amar como Cristo" perdoa tudo, respeita e valoriza o outro, está aberto para escutar o outro, mesmo quando o assunto não agrada; é doador de vida e tem muitas outras virtudes.
A graça de Deus não só socorre o casal em suas dificuldades, mas traz a alegria e a valorização de cada um dos cônjuges e faz brilhar no matrimônio o sinal do amor de Cristo por Sua Igreja. Assim os problemas são superados e os relacionamento ficam mais fortes. Assim se vai edificando a santidade do Matrimônio.

"O próprio Deus é o autor do matrimônio, o qual possui diversos bens e fins, [...] para a dignidade, estabilidade, paz e prosperidade de toda a família humana." (Gaudium et spes, n 48).  

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...