segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Papa aos padres sinodais: - Falem com clareza e sem temores -


- Falar claro e ouvir com humildade - : estas são as duas indicações fornecidas pelo Papa Francisco, abrindo o Sínodo Extraordinário sobre a Família, na manhã desta segunda-feira, 06. A reunião, que se realiza na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, termina daqui a duas semanas, em 19 de outubro. 

“Falar claro é a condição básica”, disse Jorge Mario Bergoglio no breve discurso introdutório. “Que ninguém diga ‘isso não se pode dizer, fulano pensará isso ou aquilo de mim’. É preciso dizer tudo o que se sente, a verdade sem temores. No último consistório, em fevereiro passado, quando se falou sobre Família – prosseguiu o Pontífice – um cardeal me escreveu dizendo: ‘pena que alguns cardeais não tiveram coragem de dizer algumas coisas por respeito ao Papa, pensando que ele talvez pensasse diferentemente. Isto não é certo, não é sinodalidade, porque os padres sinodais devem dizer tudo o que, no Senhor, sentem que têm que dizer, sem respeito humano, sem pavor. Ao mesmo tempo – prosseguiu Francisco – deve-se escutar com humildade e acolher, de coração aberto, o que dizem os irmãos. Com estas duas atitudes, se exerce a sinodalidade”.


Concluindo, o Pontífice pediu um favor aos padres sinodais: “Ajam como irmãos no Senhor: falem sem temor e ouçam com humildade; façam-no com muita tranquilidade e paz porque os Sínodos se realizam sempre “cum petro e sub petro” e a presença do Papa é uma garantia para todos e proteção na fé. Colaboremos unidos para que se afirme a dinâmica da sinodalidade”. 


Rádio Vaticano 


Fonte: http://centralcultura.com.br/default.asp?id=33228

"Pascom Santos Anjos"
Mauro Lucas Ferreira

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...