terça-feira, 19 de agosto de 2014

Richa promove bombeiro, ferido em enchente, por ato de bravura

PARABÉNS
Edilson Sebastião de Meira 


Fotos: Orlando Kissner
O cabo do Corpo de Bombeiros Edilson Sebastião de Meira foi promovido a sargento nesta segunda-feira (18) graças à sua atuação durante as enchentes que atingiram o município de Guarapuava, na região Central do Estado, em junho deste ano. A promoção por ato de bravura foi concedida ao bombeiro pelo governador Beto Richa e pelo comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Cesar Vinicius Kogut, em evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O agora sargento Meira quase morreu quando tentava salvar a vida de um homem que foi carregado pela correnteza do Rio Cascavelzinho, na Vila São Vicente. Durante o resgate, considerado de alto risco por causa da forte correnteza, a vítima se desesperou, soltando-se da corda que amarrava os dois e que quase enforcou o bombeiro. Meira teve uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado pelos companheiros. Levado ao Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, ficou por um tempo na UTI e precisou fazer uma cirurgia no maxilar.
Para ele, foi como nascer de novo. “Na nossa missão de bombeiro acontecem várias situações que a gente se prepara para enfrentar. Esta foi diferente, uma ocorrência com alto grau de dificuldade que quase me tirou a vida. Estou salvo graças aos meus companheiros que me acompanhavam na ocorrência”, conta o sargento.
“É uma honra conceder esta promoção ao bombeiro Meira, que assim como seus colegas de profissão, não mede esforços e arrisca sua própria vida pelo bem-estar e segurança dos outros”, afirmou o governador Beto Richa. “É um exemplo para os bombeiros e para todos os cidadãos paranaenses pelo seu heroísmo e coragem”, disse.
Há 28 anos na corporação, o sargento Meira só tem a agradecer por ter se salvado e, agora, pela promoção. “É uma situação única em nossa profissão, ser recebido pelo governador aqui no Palácio Iguaçu. Só atenho a agradecer a todos, especialmente meus colegas e a Deus por ter dado mais uma chance de estar vivo”, disse.
PROMOÇÃO – A promoção por ato de bravura é feita quando o soldado pratica um ato incomum de coragem no cumprimento do dever. Tem caráter excepcional de reconhecimento do mérito nas ações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Juceli Simiano Junior, a situação pela qual passou o sargento Meira superou a missão da corporação, que é salvar vidas. “Ele foi promovido porque fez além daquilo que se espera de um bombeiro, que já não é pouca coisa. Colocou em risco sua própria vida e se feriu no salvamento”, diz o comandante. “Foi algo grandioso mesmo para nós bombeiros, que estamos acostumados a trabalhar em situações de risco”, completou.
O prefeito de Guarapuava, Cezar Silvestri Filho, também elogia a coragem do oficial. “É uma alegria ter em nossa cidade um homem como o sargento Meira, que se destaca não só como um bombeiro que honra a farda, mas acima de tudo como um ser humano com imenso amor pelo próximo”, afirmou.
"Pascom Santos Anjos"
Mauro

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...