quarta-feira, 9 de abril de 2014

Unicentro vai sediar encontro de reitores da América dos Sul

Em 2014, a convenção acontecerá pela primeira vez no Brasil.




A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vai sediar nesta quinta e sexta-feira (10 e 11) a convenção que reunirá reitores das instituições que integram a Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur). A Rede foi criada em 2008 a partir de um protocolo de intenções proposto pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e efetivado entre o grupo de Universidades del Norte Grande Argentino e Universidades Estaduais do Paraná. 

O Zicosur Universitário é uma organização que reúne instituições públicas do bloco regional e busca a troca deconhecimento no ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, mais de 30 universidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Bolívia compõem a rede, reunindo 610 mil alunos e 75 mil professores. 

O propósito central desse protocolo é desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo na região por intermédio da promoção de atividades acadêmicas, científico-tecnológicas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico. 

Para selar os objetivos do protocolo e estreitar cada vez mais a ligação entre as universidades participantes, duas plenárias são realizadas por ano, reunindo todos os reitores dessas instituições. 

Em 2014, a convenção acontecerá pela primeira vez no Brasil. 

O vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrózio de Souza, definiu a vinda dos reitores para o país como forma de melhorar, cada vez mais, os programas que já vêm sendo realizados por meio da rede. “A reunião já aconteceu na Argentina, na Bolívia e a última foi em Encarnácion, no Paraguai. Dessa vez, a reunião vai ser aqui na Unicentro, pela primeira vez no Brasil”, disse. “Com a participação dos reitores das universidades estaduais do Paraná e das demais universidades brasileiras que integram a Rede Zicosur queremos estimular novas parcerias com as universidades argentinas, paraguaias, chilenas e bolivianasos reitores das e dar uma nova dinâmica aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos”, explicou o professor Osmar. 

AEN


Fonte: 
http://www.centralcultura.com.br/default.asp?id=30498

"Pascom Santos Anjos"
Mauro Lucas Ferreira

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...