quarta-feira, 16 de abril de 2014

Richa lança o Sim Paraná, autoriza obras de colégios, e entrega investimentos para a Prefeitura e Hospital Santa Tereza

Evento reuniu lideranças de toda a região para a inauguração do novo espaço do Sim Paraná, o CAPS AD III e CIS Centro Oeste que ficará no antigo Hospital Belém; Richa ainda falou sobre investimentos em colégios, Prefeitura e Hospital Santa Tereza



O Governo do Estado lançou nesta terça-feira Rede de Saúde Mental do Paraná, o Sim (Serviço de Atendimento Integrado de Saúde Mental), além de autorizar o início das obras dos colégios Leni Marlene Jacob e Pedro Carli. O governador Beto Richa também anunciou o investimento de mais de R$ 3,5 milhões no parque de máquinas da Prefeitura de Guarapuava e entregou resfriadores para UTIs do Hospital Santa Tereza.

De acordo com o governo, a nova estrutura do CAPS AD III, a Rede de Saúde Mental do Paraná que fica no antigo Hospital Belém vai organizar os serviços públicos de saúde para promover o cuidado integral às pessoas com sofrimento, transtornos mentais ou necessidades decorrentes do uso de drogas em todo o Estado.

Para o secretário de estado de Saúde, Michele Caputo Neto, a estrutura vai proporcionar um atendimento psicossocial a dependentes químicos de toda a região. “Desde 2011, nós temos procurando trabalhar as grandes políticas, como a área mental em formas de redes e o grande diferencial é que ela começa na unidade básica oferecida pela prefeitura e chega ao atendimento do Governo do Estado com um serviço integrado, como é este SIM”, afirmou.

Serão realizadas três oficinas de capacitação com temas relacionados ao atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial, urgência e emergência em saúde mental e gestão da rede. 

Já o prefeito Cesar Silvestri Filho argumentou que o CAPS AD III vai desafogar um atendimento na Secretaria Municipal de Saúde que já possui o CAPS I e II. “A prefeitura é parceira neste projeto e de forma excepcional nós nos unimos em uma parceria para ofertar esse atendimento importante na área psicossocial”, disse.

O governador Beto Richa destacou que a unidade vai oferecer tratamento ambulatorial e tratamento assistido 24 horas para dependentes de álcool, crack e outras drogas. “Esse é um problema que o mundo sofre, com efeitos devastadores, então o estado apresenta soluções e investe para garantir a recuperação dessas pessoas, um serviço aguardado há anos”, destacou o governador. Richa também comentou a entrega de novos maquinários para a Prefeitura de Guarapuava, a autorização do início das obras dos colégios Carneiro Martins, Leni Marlene Jacob e Pedro Carli, e a entrega de equipamentos para o Hospital Santa Tereza.

Com investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e Governo do Estado, o Sim Paraná de Guarapuava permitirá o atendimento de pacientes adultos, crianças e adolescentes de vinte municípios da região.


Fonte: http://www.centralcultura.com.br/default.asp?id=30606

"Pascom Santos Anjos"
Mauro Lucas Ferreira

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...