sábado, 26 de abril de 2014

Neste domingo (27) acontecem as canonizações de João XXIII e João Paulo II


Às vésperas da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis da Polônia, país natal de João Paulo II. No texto, o Santo Padre enfatiza que o beato polonês continua a inspirar os fiéis de hoje com os seus escritos, palavras, gestos e sofrimento vivido com esperança heroica. A mensagem foi publicada, nesta sexta-feira, 25, no boletim da Santa Sé.
O Pontífice manifesta felicidade por ter sido chamado a proclamar a santidade de João Paulo II. Ele também revela gratidão ao beato pelo serviço incansável e testemunho de santidade.
Citando as palavras de Bento XVI, na homilia de beatificação de João Paulo II, há três anos, Francisco recorda como o beato polonês era um exemplo vivo de tudo aquilo que ele pedia e ensinava. “Aquilo que João Paulo II pedia a todos, isso é, de não ter medo e escancarar as portas a Cristo, ele mesmo o fez primeiro”.
Ele também destaca que, antes de percorrer as estradas do mundo, Karol Wojtyla cresceu a serviço de Cristo e da Igreja, primeiramente na Polônia. Lá, ele formou o seu coração, que depois se ampliou em dimensão universal. Segundo Francisco, todos foram enriquecidos com o dom de João Paulo II, de forma que o futuro santo continua a ser inspiração para a humanidade.
“Espero que a canonização de João Paulo II, e também de João XXIII, dê um novo impulso ao cotidiano e trabalho perseverante da Igreja na vossa pátria. Alegra-me o fato de que, se Deus quiser, daqui a dois anos, visitarei, pela primeira vez, o vosso país por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, escreve o Papa aos fiéis poloneses.
Francisco encerra a mensagem convidando todos a viverem profundamente a canonização desses dois beatos. Lembrando que, graças aos meios de comunicação, muitas pessoas que não forem a Roma poderão acompanhar esse grande evento, Francisco deixou seu agradecimento aos jornalistas que farão a cobertura desse momento.
Francisco destaca santidade de João XXIII: dom para a Igreja
“Convido-vos a agradecerem ao Senhor pelo grande dom que a santidade de João XXIII foi para a Igreja”. Assim escreve o Papa Francisco aos fiéis da diocese de Bérgamo às vésperas da canonização do beato João XXIII, que será neste domingo, 27, juntamente com o beato João Paulo II.
O Vaticano publicou a mensagem nesta sexta-feira, 25. Francisco diz que sabe o quanto os fiéis estimam o Papa Bom e o quanto ele queria bem a sua terra. Desde o dia da sua eleição ao papado, Bergamo e Sotto Il Monte, província da diocese, tornaram-se familiares mundialmente e são associadas ainda hoje ao rosto sorridente de João XXIII e à sua ternura de pai.
O Papa encoraja os fiéis a protegerem a memória do terreno no qual foi germinada a santidade de João XXIII. “Um terreno feito de profunda fé vivida no cotidiano; de famílias pobres, mas unidas pelo amor do Senhor; de comunidade capaz de partilha na simplicidade”.
Mesmo que hoje existam novos desafios para a missão da comunidade cristã, o Santo Padre ressalta que essa herança pode inspirar ainda hoje uma Igreja chamada a viver a doce e confortante alegria de evangelizar.
“A renovação desejada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II abriu o caminho e é uma alegria especial que a canonização do Papa Roncalli aconteça juntamente àquela do beato João Paulo II, que levou tal renovação adiante no seu longo pontificado”.


Fonte: Cancao Nova
Fonte: http://www.centralcultura.com.br/default.asp?id=30716
"Pascom Santos Anjos"
Mauro Lucas Ferreira

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...