quarta-feira, 16 de abril de 2014

Nesta quinta-feira acontece a Missa da Unidade

Também conhecida como a Missa dos Santos Óleos, a celebração será na Catedral de Guarapuava



Nesta quinta-feira (17), às 09h30, o Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, celebra na Catedral Nossa Senhora de Belém a Missa da Unidade ou a Missa dos Santos Óleos.

Essa celebração acontece sempre na Quinta-feira Santa e reúne em torno do Bispo, além da comunidade, todo o clero da diocese (padres e diáconos) ou ao menos uma boa representação. A missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.

Também nessa celebração acontece a benção dos Santos Óleos. Óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.


Fonte: http://www.centralcultura.com.br/default.asp?id=30608

"Pascom Santos Anjos"
Mauro Lucas Ferreira

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...