quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Falece, aos 81 anos, o teólogo jesuíta João Batista Libanio

Falece, aos 81 anos, o teólogo jesuíta João Batista Libanio



 Curitiba (RV) - Faleceu na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, em Curitiba, o Pe. João Batista Libanio. O jesuíta, que completaria 82 anos em 19 de fevereiro próximo, foi vítima de um infarto. Pe. Libanio estava na cidade, onde assessorava as Irmãs de Nossa Senhora de Sion, orientando um retiro para professores.

O jesuíta era licenciado em Teologia pela Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt (Alemanha), e doutor pela Universidade Gregoriana (Roma). Atualmente, atuava como professor da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG) e era Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.

Publicou centenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e mais de 125 livros, de autoria própria e em colaboração com outros autores.

É internacionalmente reconhecido como um dos teólogos da Libertação. Dedicou-se à ação pastoral e ao magistério durante anos. Foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e colaborador no Instituto Nacional de Pastoral e em Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pe. Libanio era tão admirado por seu trabalho que um grupo de amigos e admiradores, mantém um site sobre o jesuíta. Com artigos científicos e de jornais, homilias, reflexões sobre o Concílio Vaticano II, vídeos, livros, dentre outros materiais, o site www.jblibanio.com.br reúne importantes materiais do teólogo.

O Reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma, o jesuíta Pe. João Roque Rohr, falou para a Rádio Vaticano sobre o legado do Pe. Libânio à Teologia no Brasil e na América Latina: (clique acima)

Na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), contribuía com artigos e textos para o Jornal de Opinião e Notícias Digital, no qual escrevia na coluna "O olhar do teólogo". Ele dizia que "nada faz o ser humano ser tão feliz como colaborar no crescimento interior e espiritual das pessoas".

Pe Libânio, profundo conhecedor do Concílio Vaticano II, também vinha enriquecendo a nossa programação com sua participação sobre este tema. Reproduzimos agora uma de suas últimas entrevistas, quando nos trouxe mais um dos episódios do qual foi testemunha no período conciliar: RealAudioMP3 

O corpo será trasladado para Belo Horizonte, onde será sepultado. As informações serão dadas através do site da FAJE – www.faculdadejesuita.edu.br

(JE)



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/01/30/faleceu,_aos_81_anos,_o_te%C3%B3logo_jesu%C3%ADta_pe._jo%C3%A3o_batista_libanio/bra-768834
do site da Rádio Vaticano 

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...