terça-feira, 19 de março de 2013

LOCAL DA JMJ 2013


Evento que será realizado de 20 a 26 de julho nasce para dar suporte aos peregrinos e à Igreja do Brasil durante a JMJ Rio 2013.
Imagine um local que reúna toda a diversidade católica e ainda sirva de apoio aos peregrinos e religiosos (as) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro (RJ). É sob esse contexto de entretenimento e centro de apoio que a CNBB, em parceria com a Promocat Marketing Integrado - empresa responsável pela promoção e organização do evento – criou a "Cidade da Fé", evento que acontecerá em conjunto com a JMJ, no Centro de exposições Riocentro, localizado na Barra da Tijuca.
Cidade da Fé é o nome dado ao local que 


reunirá eventos como a tradicional Feira de artigos religiosos ExpoCatólica - Feira Internacional de Livros e Artigos Religiosos; o FÉSTIVAL, -Festival Internacional de Turismo Religioso - setor que conta com o apoio dos Estados brasileiros e do Ministério do Turismo; a Expo Vocacional, área da ExpoCatólica destinada às Congregações religiosas, e,  o Bote Fé Brasil, última edição do evento que marcou a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelas dioceses do Brasil.
Segundo Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB, "os eventos regionais do Bote Fé e a Campanha da Fraternidade de 2013 sobre a Juventude, estão contribuindo ativamente para a promoção e divulgação da JMJ Rio 2013, além de despertar nos jovens a importância de sua participação na vida da Igreja. Concluir essa caminhada de quase dois anos com um evento de abrangência internacional foi uma forma encontrada para agradecer a acolhida e o envolvimento de toda a Igreja do Brasil nesse projeto, que deixará frutos em todas as comunidades”.
O evento ocupará mais de 70 mil metros quadrados do Riocentro, começando dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da própria Jornada. "Serão sete dias de muitas atrações como shows e entretenimento, exposições culturais, fóruns, congressos, tudo preparado especialmente para receber as centenas de milhares de pessoas de mais de 190 países que estarão no Rio de Janeiro para a JMJ Rio 2013" - relata Fábio Castro, Coordenador operacional da Cidade da Fé e Diretor Geral da Promocat Marketing.
Segundo padre Valdeir dos Santos Goulart, Coordenador Geral do evento e Assessor da CNBB, a Cidade da Fé foi aprovada pelos organizadores da Jornada: "Quando tivemos a ideia da realização deste evento, logo apresentamos ao COL (Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013) que solicitou autorização ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). Com a devida autorização, passamos a construir o projeto em parceria com a Promocat, aproveitando toda estrutura oferecida pelo Riocentro" - disse padre Valdeir. "Uma estrutura tão grande, que servirá como Centro de Apoio para a  Igreja do Brasil, onde as dioceses e congregações além das Embaixadas e Consulados poderão acolher e dar suporte a seus peregrinos. Um verdadeiro ponto de encontro para atender a Igreja" - completou.

No local as paróquias, congregações, grupos, movimentos e dioceses terão uma estrutura apropriada para reunir seus membros durante a Jornada, com várias ações e áreas de apoio como postos de saúde e acesso a internet, por exemplo. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, linhas de ônibus especiais ligarão os principais pontos de hospedagem e turísticos da Cidade até o Riocentro, além de ônibus exclusivos para transportar os milhares de padres, bispos e religiosos (as) que estarão na cidade. O projeto conta também com o apoio dos Governos Estadual, Municipal e Federal, além da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Além das atrações de responsabilidade da CNBB, outros eventos oficiais da JMJ Rio 2013 também acontecerão na Cidade da Fé. "A partir do dia 23 de julho as áreas do Riocentro estarão exclusivamente voltadas para atender as necessidades da Jornada, não promovendo concorrência com os eventos dos Atos Centrais" - disse Pe. Carlos Sávio, coordenador pastoral da Cidade da Fé e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.
Eventos realizados simultaneamente na Cidade da Fé e ExpoCatólica Rio
A ExpoCatólica é uma Feira pastoral e profissional realizada anualmente com o objetivo de organizar e promover o segmento religioso Católico. Lançado em 2002 na cidade de São Paulo-SP, o evento tem como objetivo principal, além de promover o segmento, encurtar a distância entre o produtor e o consumidor, atendendo a cadeia de distribuição com as especificidades que a Igreja exige.
É reconhecida mundialmente por apresentar as principais empresas produtoras de livros e artigos religiosos do Brasil e de vários países do mundo os quais participam frequentemente da Feira. Um lugar onde o visitante encontra tudo o que precisa para ele e para abastecer sua loja ou comunidade.
FÉSTIVAL - Festival de Turismo Religioso 
No FÉSTIVAL, fé e turismo se misturam. Uma mostra para promover e incentivar a comercialização dos produtos desse setor que vem se expandindo a cada ano, onde o expositor se encontrará com esses peregrinos do mundo todo.

Expo Vocacional
A Expo Vocacional é um setor da ExpoCatólica criado em 2005 para promover os carismas da Igreja Católica. Nessa área haverá palcos para shows, pregações, momentos de oração, além de tendas para oficinas e Adoração ao Santíssimo Sacramento montados próximos aos estandes dos expositores que divulgam seus carismas. Expositores da Feira Vocacional JMJ Rio 2013 também participam dessa área na Cidade da Fé.
Bote Fé Brasil 
Os eventos locais com a marca "Bote Fé" são realizados mensalmente pela CNBB nas principais dioceses por onde a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estão passando com o projeto de peregrinação que, além dos objetivos pastorais, divulga a JMJ Rio 2013. Com grandes Shows de música católica os Botes Fé locais estão atraindo milhões de pessoas nas principais cidades do Brasil. Dentro da Cidade da Fé, no Rio de Janeiro, junto com a JMJ Rio 2013, haverá a última edição de fechamento desta peregrinação que recebeu o nome de Bote Fé Brasil. Como não se consegue imaginar um evento de jovens sem que se pense também na música, foi preparada uma vasta programação em parceria com as principais gravadoras do Brasil para realizar Shows com artistas consagrados da música católica e secular.
Espaço ADORAR
Ação, Doação, Oração, Respeito, Atitude e Recreação. A proposta desse espaço é que o jovem se conscientize de seu papel cristão na sociedade para ajudar o próximo dentro do contexto da fraternidade. No Espaço "ADORAR" o jovem poderá fazer doações de agasalhos, alimentos e do próprio sangue que será recolhido por profissionais da saúde.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...