terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ESCLARECENDO " Mal Entendidos " PROPOSITAIS

A  Renuncia do PAPA  é  inédita ? ? ?

NÃO ! ! !

Alem de Joseph Ratzinger   papa  BENTO  XVI  outros  03  Pontífices  também  já renunciaram  ao cargo .

Gregório X II  em  1415
Celestino  V  em    1294
Ponciano  em  235

 Importante  é  você saber  que ...
           As condições para a resignação de um PAPA   estão previstas no Código de Direito  Canônico ,    No  Cânone  3 3 2 .  """  Se acontecer que  o  Romano  Pontífice  Renuncie ao Cargo , para a validade requer-se que a renúncia seja feita  livremente , e devidamente manifestada , mais não que seja aceite  por alguem """


"Se o Romano pontífice renunciar a seu ofício, requer-se para a validade que a renúncia seja livre e se manifeste formalmente, mas que não seja aceita por ninguém", estabelece o cânone 332,2 do Código de Direito Canônico, único elemento válido para julgar o tema.
O Código de Direito Canônico ressalta que os dois casos previstos na legislação para a mudança do líder da Igreja são a morte (do papa) ou sua renúncia, e que essa segunda hipótese tem uma peculiaridade: "não se exige que seja aceita por ninguém, dado que (o papa) não tem superior na terra".
Além disso, acrescenta que "uma vez feita e anunciada a renúncia, no modo que for, à Igreja pelo Romano pontífice fica vacante (a sede pontifícia) e não pode voltar com a palavra".
Assim que a Sede Apostólica estiver vacante se procederá à convocação de um Conclave para escolher o novo papa.
Neste caso, a Sé Vacante começará em 28 de fevereiro de 2013 às oito da noite de Roma, segundo anunciou o próprio pontífice em sua carta de renúncia.

Post . .por Walter Unger

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...